domingo, 15 de dezembro de 2013

Edital de trem regional sai em 2014 e obras devem começar por Campinas

13/12/2013 - G1


Anúncio foi feito pelo governador de SP em visita à cidade nesta quinta-feira. Geraldo Alckmin apontou ferrovia como alternativa para acesso a Viracopos.

Por Isabela Leite

Em visita a Campinas (SP) na manhã desta quinta-feira (12) para assinatura de contrato para construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na cidade e de um voo inaugural do Aeroporto Internacional de Viracopos para Araraquara (SP), o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) falou sobre o projeto do trem intercidades para o transporte de média velocidade entre a capital, litoral e interior paulista. O edital para a proposta, que será financiada pela iniciativa privada em modelo Parceria Pública Privada (PPP), deve ser lançado em 2014, ainda sem data definida.

A proposta não foi detalhada pelo governador, mas a idea é utilizar a área férrea já existente no eixo norte-sul, interligando Americana (SP) até Santos (SP), e no eixo leste-oeste, entre Sorocaba (SP) e Taubaté (SP). A primeira etapa de obras com 430 quilômetros de extensão teria início por Campinas, segundo o governador, e na região passaria ainda por Americana, Nova Odessa (SP), Sumaré (SP), Hortolândia (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP), além de Jundiaí (SP) e São Paulo (SP).

O trem intercidades também seria uma alternativa para o acesso ao Aeroporto de Viracopos. "O anel viário [que ligará as rodovias D. Pedro I, Anhanguera e Bandeirantes até Viracopos] já está em obras. As demais nós já estamos terminando o trabalho da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e da Secretaria Estadual de Logística e Transporte para verificar os custos, mas mesmo ampliando a Anhanguera e Bandeirantes, nós também precisamos de transporte de alta capacidade", afirma Geraldo Alckmin.

Questionado sobre o prazo para a implantação do projeto, o governador defende que as obras começariam entre curso e médio prazo. "Os estudos estão bastante adiantados. Se licitarmos o ano que vem, em seguida já começam as obras. É um projeto viável e utilizaremos a atual área ferroviária, totalmente feita pela iniciativa privada", afirma. Em relação às opções rodoviárias do acesso à Viracopos, o Alckmin disse que espera o estudo detalhado da Artesp para apontar as opções mais viáveis.

Fonte: Do G1 Campinas e Região 

Nenhum comentário:

Postar um comentário