quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Governo de SP decreta como utilidade pública área para implantação da Linha 13

23/07/2013 - CPTM

Uma área de 43.116 m², localizada entre a região leste de São Paulo e o município de Guarulhos foi declarada como utilidade pública pelo Governo do Estado. O Decreto 59.370 foi publicado nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial, e libera bens imóveis visando à implantação da Linha 13-Jade Trem de Guarulhos, pela CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos].

A licitação para execução das obras da Linha 13 está em processo final. No próximo dia 30, as empresas já pré-qualificadas entregarão os envelopes com as propostas comerciais e serão escolhidas as melhores ofertas. A obra está sendo licitada em quatro lotes. A previsão para conclusão é fim de 2014.

A Linha 13 terá 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ela partirá da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] em direção a Guarulhos, com mais duas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Engenheiro Goulart ganhará uma nova estação, para integrar as linhas 12 e 13. Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo toda infraestrutura e trens.

Com demanda prevista de 120 mil passageiros/dia, a Linha 13-Jade atenderá as necessidades de locomoção dos moradores das cidades de São Paulo e Guarulhos para trabalho, estudo, lazer e também passageiros com destino ao aeroporto. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema ferroviário, que atualmente é de R$ 3.

A implantação de transporte público sobre trilhos gera benefícios elevados com redução da emissão de poluentes, ganho no tempo de viagem e redução de trânsito.

Fonte: CPTM
Publicada em:: 23/07/2013

Um comentário:

  1. fazer um trecho de 11 km de via ferrea, construir 2 estações, reformar outra que na verdade nem existe, é somente uma plataforma com um telhadinho mediócre, é claro que será feita uma com potencial de primeiro mundo no lugar desta, já que demoraram quanse um século pra fazer algum investimento na tadinha que sempre gerou lucros. tudo isso acho bacana, mas com terras improdutivas e de dominio público a perder de vista do mesmo lado da linha que vai pra guarulhos(aeroporto franco montoro) e vir declarar utilidade pública logo nos míseros terrenos de apenas 7.700 m2 que é particular e todos tem registro no cartório de imóvel e pagam iptu mais caro do brasil pra prefeitura de são paulo e ainda na maioria pequenos comerciantes que geram emprego formais e informais... acho puta sacanagem. sr geraldo alckmin, enfia seu trem jade todo no seu cú... se for pra tirar meu sustento e de meus visinhos e se quiser ouvir isso na cara vem até mim ditador safado,

    ResponderExcluir