14/05/2013 - Rádio Bandeirantes
"Analisando o que era há mais de uma década o saldo é positivo, mas perto do que precisa ser pra ser adequado muita coisa ainda precisa melhorar".
É assim que o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo define CPTM e Metrô na cidade de São Paulo.
Jurandir Fernandes esteve em nossos estúdios hoje para participar do programa Manhã Bandeirantes.
Entrevistado por Agostinho Teixeira, ele reconheceu que a expansão e modernização das frotas não consegue acompanhar o crescimento da demanda.
E afirma que embora tenha havido um longo período sem investimentos, as obras em transporte não param há muitos anos.
Em relação a CPTM, por exemplo, ele cita a renovação da frota como ponto importante de melhoria.
Durante a entrevista, o secretário dos Transportes respondeu pontualmente a diversas perguntas de ouvintes.
Falou desde limpeza de estações da linha 4 do Metrô até questões mais graves como a superlotação e acidentes na estação de trem do Brás.
O secretário afirma que providências já estão sendo tomadas e que a situação deverá melhorar à medida em que a expansão do sistema for sendo finalizada.
O secretário confirmou durante o programa o retorno dos trens regionais de passageiros a São Paulo.
E que a linha 13 que ligará a capital até o Aeroporto de Guarulhos deverá ter a mesma tarifa paga no Metrô.
Confira a entrevista completa no link abaixo:
http://radiobandeirantes.band.uol.com.br/conteudo.asp?ID=663100
Proposta de implantação em São Paulo de trens expressos urbanos com composições pendulares de dois andares (double decker) para locais de alta demanda:
ResponderExcluirSão Paulo Campinas
-7 estações (São Paulo, Francisco Morato, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas).
~35 mil pass/dia (2014)
São Paulo Cumbica (Linha 13 Jade)
-n estações (São Paulo, aeroporto de Cumbica).
~80 mil pass/dia (2014)
* Expresso Noroeste (Linha 7 Rubi)
-5 estações (Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Lapa, Água Branca).
~183 mil pass/dia (2014)
Expresso Oeste Sul (Linha 8 Diamante)
-4 +2 estações (Barueri, Carapicuíba, Osasco e Pinheiros), com previsão de prolongamento até Tamboré e Alphaville.
~216 + 44 mil pass/dia (2014)
* Expresso Sudeste (Linha 10 Turquesa)
-6 estações (Luz, Brás, Tamanduateí, São Caetano, Santo André e Mauá).
~416 mil pass/dia (2014)
Espero que os burocratas não cometam a mesma insensatez que ocorreram com as linhas 4-Amarela, e 5-Lilás entre outras, nas quais foram especificadas bitolas e alimentações elétricas divergentes das existentes, assim ficariam bloqueadas as integrações em “Y” como esta por ocorrer nas integrações da estação Chácara Klabin das linhas 5-Lilás com a 2-Verde entre outras, nas quais os usuários tem que obrigatoriamente fazer transbordo nestas estações se desejarem prosseguir viagem.
*Poderia se reunificar as linhas 7 e 10 entre Mauá e Francisco Morato, como eram antigamente.
Eis os fatores que justificam a implantação trens de dois andares em algum desses trens expressos;
- Para a altura da carruagem (h~=4,3m) o cabo de alimentação (catenária) de 3 kVcc x pantógrafo atende, podendo trafegar em linhas convencionais.
- Poderá existir a necessidade de investimento na repotêncialização de algumas subestações, e a capacidade mínima requerida da via permanente é de 30 t/eixo (cargueiro), sendo recomendável a utilização de trilho TR-68, e dormentes de concreto.
- Adequação e reforma dos trechos entre as estações Júlio Prestes e Água Branca com a construção da do Bom Retiro.
- Fornecidos na largura de 3,15 m (padrão) e bitola 1,6 m, não existem necessidades de adaptações nas estações, mesmo sendo os pendulares, pois sua inclinação se dá somente no momento que trafega, (exceto se a estação for curvilínea), o que não recomendável nem para os convencionais.
- Potência= ~ 3000 kW.
- Atendimento de poucas estações (caso da linha 8).
- Demanda pequena (no caso das linhas 7 e 8).
- Existência de linha disponível ociosa entre Mauá e Brás (caso linha 10)
- Trens de dois andares poderiam transportar 60 % mais passageiros, além da quantidade de composições poderem ser ajustadas em conformidade com a demanda (horários de pico).
- O nº máximo recomendável de passageiros por m² é de 6 pessoas, (e não 8 conforme indica o Metrô e a CPTM).
- No mínimo 4 portas por lado semelhantes aos trens suburbanos, sendo que as duas centrais serem bloqueadas para longos percursos.
- Acesso a cadeirantes e necessidades especiais só no 1º piso, (Incluindo as do tipo piso rebaixado).