terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CPTM recebe mais quatro composições

07/02/2012 - Webtranspo


Carros possuem acesso interno a todo o trem

Governo paulista já entregou 64 novos trens.Foram entregues nesta segunda-feira, 6, pelo Governo de São Paulo os quatro primeiros novos trens da Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). As quatro composições já foram testadas e, agora, entram no período de operação assistida, a qual técnicos acompanham as viagens com passageiros, fora dos horários de pico.

"O salão contínuo traz mais segurança, porque as pessoas podem ver todos os salões, acomoda melhor os nossos usuários e a pessoa pode passar de um carro para outro com o trem em movimento. É mais confortável. Temos ar-condicionado em todos os vagões, sistema de frenagem moderno, passa de 33% para 50% de motorização, acessibilidade para as pessoas com deficiência", explicou Geraldo Alckmin, governador do Estado.

As novas unidades foram produzidas pela CAF, na planta de Hortolândia. Os trens possuem oito vagões equipados com ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e de sinalização de abertura e fechamento de porta. Outra novidade, que as composições possuem, são as câmeras externas para monitoramento da movimentação dos passageiros na plataforma.

O maior destaque destes novos trens é o salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros). As composições possuem 170 metros de comprimento, sendo que o layout externo segue o padrão adotado pela CPTM na modernização da frota, e contam com dispositivos para acesso de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida, além de apresentar equipamentos para orientar usuários com restrições auditivas (mapa dinâmico) e visuais (áudio).

O governo paulista comprou 105 trens desde 2006, com a entrega destes quatro, já são 64 novas composições em operação. A perspectiva é que até 2013 o restante, 41 unidades, entrem na frota. Somado a isso, a CPTM já iniciou o processo licitatório para a aquisição de mais 55 trens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário