sexta-feira, 17 de junho de 2011

Governador de SP apoia trem até o Distrito de César

17/06/2011 - Diário de Mogi das Cruzes, Júlia Guimarães

Estudos preliminares da CPTM, em maio deste ano, indicam que a eventual ampliação do trem até César demandará investimento de R$ 37,5 milhões

A ampliação do transporte público ferroviário em Mogi das Cruzes para levar as composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o Distrito de César de Souza poderá ser abraçada pelo Governo do Estado. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) admitiu ontem que existe a vontade política de ampliação da linha 11 - Coral na Região Leste do Município. O projeto, amplamente defendido por O Diário, é uma das principais reivindicações dos trabalhadores mogianos que fazem uso dos subúrbios diariamente.

Questionado pela reportagem, Alckmin comentou o assunto no início da tarde de ontem, no Palácio dos Bandeirantes, após a cerimônia em que sancionou o Projeto de Lei Complementar nº 6, de 2005, que cria oficialmente a Região Metropolitana de São Paulo (leia mais nesta página). "A vontade existe. Estamos trabalhando. Primeiro vamos levar o Expresso, os trens de qualidade, até Suzano e, depois, até Mogi. Depois, é uma questão de verificar. O único problema é que será preciso compartilhar a linha com o transporte de carga".

Com a declaração, o governador deixou claro que o entrave para a expansão dos trens no trecho de cinco quilômetros até César não é político, mas técnico. O principal obstáculo a ser transposto está na "abertura" da linha para os trens de passageiros, já que, a partir da cancela do Mogi Shopping, a concessão é federal, com uso exclusivo da empresa MRS Logística. Alckmin não adiantou se há algum tipo de entendimento entre o Estado e a União para viabilizar o projeto.

A Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado encaminhou nota a O Diário em que esclarece que a extensão dos trens até César "tem, entre inúmeros desafios, o acesso a uma área não eletrificada operada pela MRS Logística. Este fato implicará em negociações institucionais com a operadora de cargas e a agência reguladora federal, uma vez que o trecho não pertence ao Estado. Além disso, a extensão exigirá investimento para duplicar a via férrea, aumentar a capacidade de energia, implantar nova sinalização e eletrificação, adquirir mais trens e construir nova estação".

Estudos preliminares da CPTM, em maio deste ano, indicam que a eventual ampliação do trem até César demandará investimento de R$ 37,5 milhões e poderá aumentar em 9% a demanda de passageiros na linha 11 - Coral. Apesar das dificuldades técnicas, Alckmin usou a Cidade de Itapevi como exemplo da intenção do Estado de ampliação das linhas da CPTM na Região Metropolitana de São Paulo. "O trem parava na estação de Itapevi e agora vamos até Amador Bueno. É isso que Mogi quer", disse.

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