sábado, 2 de abril de 2011

CPTM estuda quatro traçados diferentes para o Trem Expresso Guarulhos

01/04/2011 - Guarulhos Web

Projetos do Governo do Estado devem ser concluídos na próxima semana

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentará na próxima semana quatro propostas de traçados do Trem Expresso Guarulhos, que sairá do Aeroporto Internacional em direção à Capital. A afirmação é do prefeito Sebastião Almeida (PT), que recebeu a informação do secretário municipal de Transportes, Atílio Pereira, que participou ontem de reunião com o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A CPTM confirmou ao HOJE que estuda quatro trajetos de Trem para o aeroporto. De acordo com Almeida, Fernandes reafirmou a decisão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de avançar nessa questão. O prefeito torce que as propostas sejam melhores do que a apresentada na gestão José Serra, que fazia a ligação à Capital pela Zona Leste.

Apesar das promessas de que o Trem Expresso deve sair do papel, Almeida prefere esperar ações concretas do Estado. "Só o simples fato de apresentar as propostas ao município parece algo democrático, o que não acontecia com o antigo governador", afirma. Ele não sabe se o Trem seria construído com verbas do Estado ou por intermédio de uma Parceria Público-Privada.

Na gestão passada o discurso era de que o Trem Expresso seria construído em conjunto com o Trem de Alta Velocidade (TAV) entre os aeroportos, promessa do governo Federal. Contudo, o governo estadual está elaborando projetos independentes das iniciativas federais.

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Um comentário:

  1. A ligação ferroviária para trens de passageiros Guarulhos (Cumbica) ABC (Santo André)
    Entendo ser uma melhor opção a ser planejada é a ligação desta futura linha 13-Jade com a região do ABC, mais precisamente com a Linha 10-Turquesa no município de Santo André.
    Dentre as propostas apresentadas, entendo ser a do prolongamento da Linha 1-Azul do Metrô partindo do Tucuruvi, a mais sensata, porém não é a que esta sendo feita, outra opção teria como destino, no mínimo até o Brás, que também não será feita, com esta opção da nova Linha 13-Jade chegando até engº Goulart com transbordo obrigatório para a Linha 12-Safira que já se encontra ultra saturada.
    Devemos ficar vigilantes, e que a ligação até esta estação seja só uma primeira etapa, e que no mínimo seja feita utilizando bitola de 1,6 m e a largura padronizada dos carros de 3,15 m iguais aos existentes, permitindo a interpenetração, pois nem conseguiram acabar com o caos da estação da Luz, e já estão "planejando" outros inúmeros transbordos na nova estação Tamanduateí com as linhas 10-Turquesa, 2-Verde, e os monotrilhos Expresso ABC e Expresso Ipiranga Tiradentes, com um agravante, de que as plataformas da estação Tamanduateí são mais estreitas que a Luz, e não satisfeitos, já prevendo a expansão em linha reta em monotrilho, é assim nas linhas 2-Verde na estação Vila Prudente com a futura ligação com a 5-Lilás na estação Chácara Klabin e com a linha 1-Azul na estação Santa Cruz, e o projeto da futura linha 6-Laranja com transbordo obrigatório entre Metrô e Monotrilho caso os usuários desejem prosseguir viagem, fazendo que tenham que fazer múltiplos transbordos provocando enorme desconforto.
    Em uma concorrência governamental recente da CPTM-SP, os valores cotados pelas montadoras, foi ~ 80% superior aos praticados pela indústria chinesa e em relação ao fornecimento recente para a SUPERVIA-RJ e as carruagens já vieram na bitola de 1,6 m e na largura de ~3,15 m, com ar condicionado e circuito interno de TV, e sem a necessidade de se adaptar estribos nas portas (gambiarra) para compensar o vão com a plataforma, ou seja exatamente conforme as condições brasileiras, sepultando os argumentos de custo menor dos defensores deste padrão europeu com carruagem de 2,9 m e bitola de 1,43 m.

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