Será que agora sai o trem São Paulo/Campinas ?
31/03/2023 - Blog da Rose
O governo de São Paulo marcou para o dia 28 de novembro o leilão apra o TIC (Trem Intercidades), que vai ligar São Paulo a Campinas. A Secretaria de Parcerias em Investimentos publicou nesta sexta-feira (31) o edital com as regras para as empresas interessadas em participar do leilão internacional de concessão.
O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões. Após o edital haverá um prazo de 240 dias para recepção de propostas. O valor da passagem vai custar R$ 64,00.
O tempo de viagem estimado é de 64 minutos. O trecho SP-Campinas saiu mais rápido porque já tem a infraestrutura instalada – a linha 7-Rubi operada pela CPTM. No acordo assinado pelo ex-governo Rodrigo Garcia, a futura concessionária do TIC Eixo Norte assumirá os direitos e as obrigações da CPTM, que se relacionam ao trecho ferroviário da Linha 7.
São Paulo entra na vanguarda da mobilidade urbana com o primeiro trem de passageiros, de média velocidade, ligando as duas cidades das mais importantes”
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
O projeto do TIC Eixo Norte compreende inicialmente o eixo entre os municípios de Campinas, Jundiaí e São Paulo, sendo constituído por três eixos:
1) Serviço Linha 7, com 35,2 km, integrado ao sistema metroferroviário, ligando a estação Barra Funda a Francisco Morato, atendendo, ainda, as cidades de Caieiras e Franco da Rocha;
2) Serviço de trem intermunicipal “parador” de passageiros, com 66 km, que unirá Francisco Morato a Campinas, atendendo, ainda, as cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí e Louveira;
3) Serviço de transporte ferroviário intermunicipal de passageiros, expresso, com 101,2 km, ligando a cidade de São Paulo (estação Barra Funda) e Campinas, com parada em Jundiaí, integrado ao sistema metroferroviário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário