Histórico
São Paulo Railway
Correio Paulistano, 08/06/1908
Estrada de Ferro Central do Brasil
Em outubro de 1922, em cerimônia com a presença do presidente da república, foi inaugurada a duplicação do trecho São Paulo - Mogi das Cruzes. Na mesma ocasião foi lançada a pedra fundamental da nova Estação do Norte.
Em 1945, o presidente da república, Getúlio Vargas, atendendo ao apelo da população determinou a eletrificação dos trens de subúrbio da Central. Em 1948 foi contratada a compra dos trens. Em 1951 os equipamentos da subestação ainda estavam encaixotados junto com os materiais para a construção dos trens. Em 30 de setembro de 1955, em cerimônia com a presença do governado do estado e do ministro da Viação, foi inaugurada a eletrificação do trecho Roosevelt - Mogi das Cruzes que transportava diariamente 50 mil passageiros. Parte das composições a vapor continuaram operando.
Em 1960, os trens de subúrbio da capital eram operadom por 4 empresas:
Estrada de Ferro Central do Brasil
Estrada de Ferro Santos - Jundiaí
Estrada de Ferro Sorocabana
Estrada de Ferro Cantareira
Fepasa
Passe mensal de 1973
Coleção Aser Souto / Memória de Barueri
Programa de modernização do serviço de subúrbio: apresentação do primeiro trem unidade em 1978 e vista da nova estação Pinheiros, inaugurada em 1981. Coleção Wanderlei Paulini. Amplia.
Em outubro de 1986, foi inaugurada a integração trem-ônibus para São Roque. A primeira vez no estado que uma linha de ônibus intermunicipal se integra ao trem metropolitano.
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
Empresa de transporte ferroviário de passageiros, estatal, em região metropolitana, fundada em 5 de julho de 1993, pelo governo do estado de São Paulo.
Em abril de 1994, a CPTM passou a operar efetivamente as linhas 7, 10, 11 12 com a antiga frota deteriorada, herdada da CBTU. No mesmo ano foi lançado programa de modernização da frota. Somente em 1996 a CPTM assumiu a operação das linhas 8 e 9.
Em 17 de junho de 2021, o governo do estado anuncia que a cidade de Rio Grande da Serra teria uma nova estação da CPTM.
Em primeiro de julho de 2021, a CCR assina o contrato de concessão das linhas 8 (Júlio Prestes - Amador Bueno) e 9 (Osasco - Grajaú).
Em 8 de agosto de 2021, pela primeira vez, ainda em testes, uma composição circula na estação Mendes-Vila Natal, na Linha 9, no bairro Jardim Icaraí, no extremo sul da cidade de São Paulo, a 2 km da estação Grajaú. A estação Mendes-Vila Natal foi inaugurada em 10 de agosto de 2021, em solenidade com a presença do governador do Estado, João Dória.
Em 5 de novembro de 2021, é inaugurada a estação João Dias na Linha 9, construída pela iniciativa privada.
Em novembro de 2021, é iniciado o levantamento aéreo para servir de subsídio ao anteprojeto do prolongamento da Linha 13 do Aeroporto Internacional até Guarulhos. O serviço, pioneiro, foi realizado pela Gerência de Projetos da CPTM, com uma aeronave Vulcanair P68C equipada com sensor a laser e câmera fotogramétrica.
Em 28 de novembro de 2021, início do período de transição operacional entre a CPTM e a concessionária ViaMobilidade nas linhas 8 e 9.
Em 12 de janeiro de 2022, é lançado o edital para a construção do terminal rodoviário da estação Varginha.
Em 14 de janeiro de 2022, a concessionária Via Mobilidade do Grupo CCR e Ruas Invest, responsável pela operação das linhas 8 e 9, inicia a pintura da frota com o novo padrão da concessionária.
Em 29 de março de 2022, é aberta a ligação entre a estação da Luz e a Sala São Paulo, com 225 metros de extensão, entre a extremidade oeste da plataforma 1 da estação e o estacionamento da Sala São Paulo.
Concessão
Em 10 de abril de 2023, o governador Tarcísio de Freitas assina a autorização para o início dos estudos de viabilidade de concessão à iniciativa privada das linhas 10, 11, 12 e 13, além da futura linha 14.
Em 25 de agosto de 2023, a CPTM inicia testes com trens da Linha 11 na Barra Funda.
Em dezembro de 2023, o governo do estado anunciou o plano de construção de mais 4 estações da Linha 13 no município de Guarulhos após o aeroporto, elevando a demanda diária de 13 mil para 300 mil passageiros. Seriam construídos mais 10 km de linhas e as seguintes estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso.
Divulgação governo do estado de São Paulo em dezembro de 2023
Linha 9
Em 27 de agosto de 2023, foi visto um trem da série 8500 na estação Varginha, ainda em construção. A estação foi inaugurada em 1992 sendo que foi desativada em dezembro de 2001 por motivo de segurança, junto com o trecho Jurubatuba-Varginha.
Em primeiro de setembro de 2023, a linha 13 (Luz - Aeroporto de Guarulhos), também conhecida como Expresso Aeroporto, foi prolongada até a Barra Funda. Na volta o trem passou a fazer uma parada na estação Brás.
Sede: rua Boa Vista, Centro,São Paulo
CNPJ: 71.832.679/0001-23
Passageiros
1959 73.151.740
1960 86.838.808
Passageiros/dia dos trens de subúrbio
1978 490.400
1979 507.400
1980 558.000
1981 556.700
REFERÊNCIAS:
Inauguração de novos trens elétricos em São Paulo. Correio da Manhã. Rio de Janeiro. 29 setembro 1955. p.4.
Informe Especial. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 setembro 1982. p.13.
Governo de São Paulo anuncia que Rio Grande da Serra terá nova estação da CPTM e terminal de ônibus. Diário do Transporte. 18 junho 2021.
ROBERTO, Igor. CCR assina contrato de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Rede Noticiando. 01 julho 2021.
Aglomeração durante inauguração de nova estação da CPTM. SP2 Rede Globo. 10 agosto 2021.
Levantamento aéreo para projetos de extensão da linha 13-Jade. CPTM. 08 novembro 2021.
CARLOS, Jean. ViaMobilidade assume operação das linhas 8 e 9 com supervisão da CPTM. Metrô CPTM. 29 novembro 2021.
PELEGI, Alexandre. CPTM abre licitação para implantação do novo Terminal de Ônibus da SPTrans interligado à estação Varginha. Diário do Transporte. 12 janeiro 2022.
BAZANI, Adamo. Ligação entre estação da Luz da CPTM e Sala São Paulo será aberta nesta terça (29). Diário do Transporte. 28 março 2022.
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