quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Estado fala em Linha 14 da CPTM com VLT e cita prazo para consulta pública


21/08/2024 - Via Trólebus

Por Renato Lobo




O Secretário de Parcerias de Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, informou em entrevista que o Governo do Estado de São Paulo pretende lançar a consulta pública para a concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM ainda neste ano. As declarações foram feitas à Revista Ferroviária.

Benini também mencionou que a Linha 14 será um “VLT de alta capacidade”, e que a ideia é conceder as duas linhas em conjunto. O projeto do novo serviço contempla a ligação entre Guarulhos e o ABC Paulista. A CPTM projetou o eixo de transporte para atender a região do Jardim Irene, em Santo André, próximo à Vila Luzita. No entanto, estudos do PITU 2024 indicam que a linha pode chegar ao centro de São Bernardo do Campo.

A nova ligação ainda deve atender bairros da Zona Leste de São Paulo, como Sapopemba e Itaquera, além do Bairro dos Pimentas em Guarulhos.

O edital pode ser lançado ainda em 2025, mas após o leilão das linhas 11, 12 e 13, também programado para o ano que vem.

Se o plano do governo estadual se concretizar, a CPTM deixará de operar linhas na Região Metropolitana de São Paulo.

Visitas técnicas

Benini mencionou na entrevista que, antes mesmo da consulta pública das linhas 11, 12 e 13, realizada no mês passado, empresas interessadas nesses ramais já haviam feito visitas técnicas. Segundo ele, isso representa um aprimoramento do processo de concessão, em comparação ao pacote da Linha 7 e Trem Intercidades, quando a visita técnica ocorreu apenas após a consulta pública.

terça-feira, 30 de julho de 2024

Governo Federal reserva R$ 7 milhões para implantação de VLT em Campina Grande


29/07/2024 - Jornal da Paraíba

Por Pedro Pereira

Recursos são oriundos do Orçamento Geral da União. Projeto é sonho antigo dos campinenses, mas que nunca saiu do papel


VLT de Campina Grande pode finalmente sair do papel
Foto Divulgação


O Governo Federal destinou R$ 7,2 milhões para a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Campina Grande. A informação foi divulgada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) em suas redes sociais.

No início deste mês de julho, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), o que deu início às medidas necessárias para implantação do modal de transporte na cidade.

De acordo com Veneziano, principal articulador das tratativas junto ao Governo Federal, no próximo mês de novembro a União deverá repassar o domínio da linha férrea para o município, este que, por sua vez, dará prosseguimento aos processos de revitalização da malha.

Vale lembrar que a proposta de colocar o projeto em prática surgiu há mais de uma década, ainda durante as campanhas de Veneziano para a prefeitura de Campina Grande.

Em 2011, o senador, ainda como prefeito, autorizou a realização de estudos pela STTP para verificar a viabilidade do projeto.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

O que se sabe sobre nova Linha 14 da CPTM, anunciada por Tarcísio?


09/04/2024 - Via Trólebus


A linha 10-Turquesa, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), deve ganhar uma nova estação para atender a uma demanda antiga dos passageiros de Santo André.

O governador Tarcísio de Freitas esteve na Feira da Fraternidade e autorizou a elaboração dos projetos para a construção da estação ABC. Na ocasião, o Governador ainda anunciou a concessão da Linha 10, junto com a futura linha 14-Ônix, um novo eixo ferroviário projetado pela estatal, que deve promover uma ligação perimetral na Região Metropolitana de São Paulo.Participe do canal do Via Trolebus no WhatsApp

Ambas as linhas devem se cruzar exatamente na futura estação ABC.

O que se sabe sobre o futuro ramal?O novo eixo de transporte poderá operar com trem convencional, assim como as demais linhas de trem. São esperados ao menos 26 composições no trecho. Anteriormente falava-se na operação de um VLT. Antes ainda chegou a ser cogitado um monotrilho;

A linha deve transportar em torno de 600 mil passageiros por dia, o que já coloca a Linha 14 como uma das mais demandadas de trem metropolitano;

Poderá ter 39 quilômetros de extensão e 22 estações;

Deve partir do Jardim Irene, na região da Vila Luzita, em Santo André;

Deve ainda cruzar bairros da Zona Leste de São Paulo, como Sapopemba, Itaquera e São Miguel;

Conecta com a Linha 13-Jade em Guarulhos, na futura estação Bonsucesso.

Estações previstas:


Divulgação STM


Estruturação em 2024

O Governo de São Paulo pretende finalizar estudos do novo eixo até meados de 2025. Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco, evento ocorrido em junho de 2023, Augusto Almudin – Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias – CPP, falou que o novo eixo é considerado prioritário, após a implantação do Trem InterCidades eixo norte, entre São Paulo e Campinas.

No caso da Linha 13, o projeto contempla sua expansão até Bonsucesso, e a Linha 14 sendo uma nova ligação entre Santo André e Guarulhos. “Já tem um projeto funcional da CPTM, a gente pretende iniciar a estruturação agora para entregar em 2024”, disse Augusto se referindo a Linha 14.


terça-feira, 5 de março de 2024

Após concessão, Linha 7 da CPTM deixará de atender estações Luz e Brás


05/03/2024 - Veja Mercado

Rota da CPTM que parte de Jundiaí foi leiloada na semana passada pelo governo de São Paulo e integrará sistema do Trem Intercidades ...

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/economia/apos-concessao-linha-7-da-cptm-deixara-de-atender-estacoes-luz-e-bras/


Trens da CPTM na estação da Luz, no centro de São Paulo Foto Mônica Alves/AE/VEJA

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/economia/apos-concessao-linha-7-da-cptm-deixara-de-atender-estacoes-luz-e-bras/